© 2016 por BarbaAudioSolutions orgulhosamente criado para educação profissional.

Tecnologia Diversity : O que é? Quais os tipos de diversidade?

As ondas de rádio frequência viajam diretamente da antena de transmissão para a antena de recepção em uma linha reta. A intensidade do sinal recebido depende inicialmente da potência aplicada ao transmissor e da distância entre as antenas do sistema e também da interação das ondas com os objetos que estão no seu caminho, o que pode causar atenuações e reflexões sobre eles .

Os diferentes caminhos de transmissão da onda de radio frequência dão lugar a onda direta e suas reflexões. Cada um deles tem um nível e uma fase diferente, de modo que o sinal na antena receptora será uma combinação destes e, como consequência, o nível e a fase do sinal total recebido variará.

 

A transmissão por muitos caminhos pode produzir cancelamentos de sinal no receptor porque o sinal captado pela antena do receptor é a combinação de todos esses diferentes sinais que percorreram caminhos diferentes para alcançar o mesmo ponto, resultando em um sinal combinado muito fraco.

 

A tecnologia de diversidade é desenvolvida para minimizar o efeito do cancelamento na propagação por múltiplos caminhos e ampliar o alcance operacional útil dos sistemas sem fio.

 

Para isso, os receptores de diversidade possuem duas antenas e / ou dois módulos de recepção no mesmo dispositivo. Os circuitos de comutação no receptor selecionam o sinal de radiofrequência de uma das antenas ou o sinal de áudio de cada um dos módulos de recepção, dando prioridade sempre a qual fornece uma melhor qualidade de sinal, maior nível de rádio frequência ou maior relação sinal / ruído, dependendo do funcionamento interno de cada um deles.

 

As chances de cancelamento simultâneo em ambas as antenas é relativamente baixa, de modo que os receptores de diversidade fornecem imunidade quase completa contra interrupções devido à propagação por múltiplos caminhos.

 

Nos transmissores, há apenas uma antena, porque se a mesma frequência for emitida por dois pontos diferentes, serão criadas intermodulações e interferências, e os cancelamentos ocorrerão com maior probabilidade. As antenas de recepção devem ser separadas pelo menos por 1/4 do comprimento de onda da frequência sintonizada e colocado em um ângulo de abertura de 45 ° para obter a máxima separação entre as suas pontas. É necessário usar o mesmo tipo de cabo e o mesmo comprimento para cada uma das antenas no sistema de diversidade.

 

 

A tecnologia Dual diversity somente analisa o nível do sinal de radiofrequência, este não analisa a relação S/R do sinal de áudio da antena selecionada. Só possui um módulo de recepção dentro dele.

 

A tecnologia True diversity tem duas antenas e dois módulos de recepção diferentes, não só o nível de rádio frequência é levado em conta, mas o nível do sinal de áudio também, de modo que a mudança é feita no próprio sinal de áudio, não no de radiofrequência. Existem modelos que "somam" o sinal de áudio coletado por cada um dos módulos de recepção, tentando manter um nível de saída constante.

 

 

Métodos de diversidade

 

Comutação de antena

As duas antenas estão conectadas a um switch e o receptor muda para o que possui o melhor sinal de rádio frequência. Se o sinal for fraco nas duas antenas, ele mudará continuamente de um para outro e isso não é uma boa solução.

 

 

Soma passiva de antenas

O sinal das antenas que devem estar separadas por pelo menos λ / 2 de onda é somado, de modo que nenhum sinal individual será melhor que o sinal somado. As antenas com polarizações diferentes geralmente são colocadas. Este sistema permite que o sinal nunca seja cancelado, mas a soma é sempre menor que a melhor das partes, sempre há uma única antena que tem um sinal melhor do que a soma dos dois. A vantagem é que isso garante que nunca haja cancelamento.

 

 

 

Comutação de fase da antena

A fase do sinal de uma das antenas é alterada quando detectado que há cancelamento de fase e, em seguida, os sinais são somados. A maioria dos sistemas alteram a fase em 180graus, também existem sistemas que não introduzem uma mudança de fase completa como alguns modelos da marca Lectrosonics.

 

 

Comutação do sinal de áudio

Existem dois módulos de recepção (true diversity) integrados em um dispositivo e, então se comuta o sinal de áudio já demodulado, mas não a rádio frequência. O nível do sinal RF é analisado, mas a mudança ocorre no sinal de áudio. Hoje este é o sistema mais comum.

 

 

Alguns desses sistemas possuem um potenciômetro de panorama, que permite combinar o áudio que sai de cada um dos módulos de recepção do dispositivo.

 

 

Diversidade de frequência

É uma transmissão que ocorre em dois valores de frequência diferentes e dois módulos de recepção sintonizados a esses dois valores de frequência. Uma vez que os sinais foram demodulados, os sinais de áudio das duas frequências de recepção são combinados. Para isso, esses sistemas também possuem um potenciômetro panorâmico.

 

Tradução: Douglas Barba

Fonte: Hispasonic

 

Please reload

 Siga o #DICASDOBARBA 
  • YouTube - Black Circle
  • Facebook B&W
 POSTS recentes: 

03.09.2019

Please reload

 procurar por TAGS: 
Please reload